segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Encontro para novos autores



LIVRE-SE 2010 – SIMPÓSIO DO LIVRO

O Programa de Ensino Tutorial da Escola de Comunicação da UFRJ (PET-ECO) e a Fundação Casa de Rui Barbosa organizam o Livre-se 2010. A segunda edição do Simpósio do Livro da UFRJ acontecerá nos dias 01 e 02 de dezembro, no auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa, em Botafogo.
                                                                                       
O Livre-se desse ano será dividido em mesas de debates na parte da manhã, de 9h as 12h, e cafés literários, a partir das 18h.
No primeiro dia, com a moderação do jornalista Fernando Molica, o tema discutido será “Adaptação a outras mídias”, com a presença de Bia Lessa, diretora teatral, e Arnaldo Branco, adaptador do texto de Nelson Rodrigues, Beijo no Asfalto, para quadrinhos. No café, o bate-papo ficará por conta de Guilherme Fiúza, autor de “Meu nome não é Johnny”, que inspirou o filme de mesmo nome.
O tema do segundo dia será “Novos autores”. Serão abordadas questões como a avaliação de originais de novos autores pelas editoras, as dificuldades de se estabelecer enquanto escritor, e outros assuntos. Para o debate da manhã, foram convidados Daniel Corrêa, novo autor que lançou dois livros de forma independente; Fernanda Lizardo, blogueira que teve o seu blog selecionado por uma grande editora para ser publicado como livro; e Jorge Viveiro de Castro, representante da Editora 7Letras. O café do segundo dia será aberto por uma performance teatral do Projeto Colombina e seguirá com os novos poetas Veronica Diaz e Silvio Ribeiro de Castro, com mediação de Alberto Pucheu, em uma conversa descontraída com o público.
Livre-se
“Alguns livros são como paixões: transformam o amante e a mente. Já os amores são
 complacentes: não nos aborrecem com exigências sisudas de fidelidade.
O amor do livro é livre.”
Marília Lamas

Aspecto fundamental de qualquer relação amorosa é o diálogo. E é a isto que se destina o Livre-se: promover o diálogo entre a palavra falada e a escrita. Com o objetivo de integrar leitor-autor, o projeto visa discutir o livro e o seu conteúdo, dispositivos poderosos na formação do sujeito visto que permitem o contato com as mais diversas realidades e reflexões da sociedade.

A primeira edição do Livre-se ocorreu nos dias 27, 28 e 29 de outubro, se encerrando no Dia Nacional do Livro e data de aniversário da Biblioteca Nacional, onde o evento foi realizado. A programação foi composta por mesas de debate na parte da manhã sobre a História do Livro; o Livro e a Leitura, a identificação do leitor com a leitura e a constante construção dessa com o cotidiano; e o Acesso ao Livro, suas incertezas e necessidade de modificação em sua estratégia de publicação e venda. Uma das tardes foi ocupada por um evento conceituado da Biblioteca, 4ª às 4. Para o fechamento das atividades de cada dia, foi oferecido um café literário, com autores consagrados, no Espaço Cultural da Biblioteca Nacional visando à troca direta entre expoentes da literatura e seus leitores.

Existem muitos amantes de livros, mas poucos conhecem a sua história ou sua importância para a formação de tudo aquilo que hoje se apresenta como nossa realidade. Foi no século XV que o livro pôde conquistar o espaço que era seu por direito. A partir da criação da prensa de Gutemberg e o posterior desenvolvimento do capitalismo editorial, a produção de livros se difundiu, catalisando assim a emergência de inúmeras alterações nos âmbitos socioeconômico, político e religioso, marcando um divisor de águas na história da humanidade. As informações passaram a atingir distâncias cada vez mais longínquas e o monopólio de conhecimento imposto pelos monges (únicos a ter acesso aos poucos volumes impressos) foi finalmente solapado. Ao longo dos anos, o livro sustentou o desenvolvimento da literatura de cada país e a capacidade do homem de potencializar aquilo que traduz de forma mais clara o que é se comunicar, o que é interagir: a linguagem.

Para mais informações, acesse http://www.livrese.com/
Divulgação: Elizabete de Cerqueira
Núcleo e Assessoria de Imprensa da ECO/UFRJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário