segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Antologia de prosa Plástico Bolha

Primeiro projeto editorial da Editora Oito e meio, Antologia de Prosa Plástico Bolha é uma cuidadosa seleção de 35 textos representativos do jornal literário Plástico Bolha.
Idealizado, em 2006, por Lucas Viriato de Medeiros – aluno, nesse então, do curso de Letras da PUC- Rio –  o Plástico Bolha é hoje uma importante referência da produção literária contemporânea brasileira, possuindo tiragens de 13.000 exemplares e distribuição em diversas regiões do país.
Assumindo a proposta de contribuir com a formação, organização e divulgação da produção literária contemporânea, Flávia Iriarte – editora e idealizadora da Oito e meio – e Lucas Viriato – uniram-se para a realização desse projeto, que se apresenta como uma pequena mostra do que tem sido produzido em termos de prosa pela nova geração.
Tachada, muitas vezes, de “geração da internet”, por sua forte atuação através de blogs e outros meios de publicação eletrônicos, a nova geração de escritores tem mostrado, por outro lado, o mais legítimo e profundo interesse pela publicação impressa.
É o que poderá dizer Lucas Viriato, que, nesses cinco anos em que coordena e edita o Plástico Bolha, recebeu centenas – talvez milhares –  de textos, de autores dos mais diferentes lugares do Brasil, que queriam ter seu texto publicado no jornal impresso.
Agora, cinco anos mais tarde, chega o momento de reunir parte dessa significativa produção em livro, aproveitando para fazer um balanço do que foi produzido nesses cinco anos de vida do jornal. São 35 textos em prosa, entre contos, mini-contos e prosas poéticas, nos quais o leitor poderá conferir, também, algumas das tendências que se apresentam na literatura contemporânea brasileira desse início de século.

Nenhum comentário:

Postar um comentário